FACEBOOK

Criticada por muitos, conheça os números da defesa do Palmeiras

Setor mais criticado, defesa do Verdão é destaque do time

Desde o primeiro jogo do ano, contra o Santo André, o setor que parece passar menos confiança para a torcida do Palmeiras é a defesa. Apesar de Jailson ser uma unanimidade, Antônio Carlos e Thiago Martins colocaram uma pulga atrás da orelha da torcida. Com o passar dos jogos, Antônio Carlos acabou conquistando o torcedor, o que não acontece com seu parceiro de zaga.

É difícil analisar separadamente os zagueiros de um time, principalmente no espectro de todo um campeonato. Principalmente quando essa defesa não sofreu gols nos jogos fora de casa na fase de grupos e foi a menos vazada da competição nessa fase. Porém, apesar dos grandes números defensivos, Thiago Martins é repetidamente alvo de críticas.
Crédito: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação
A questão é: são justas as criticas ao jogador palmeirense? Ao se analisar a partir da percepção das partidas, o jovem da base claramente não tem a confiança de Antônio Carlos. Em certas jogadas ele acaba optando pelo corte ao invés do domínio, por exemplo. É importante ressaltar que em uma zona de tanto risco do campo, a segurança é a chave para o sucesso.

O problema da análise pela percepção é que ela acaba sendo muito particular de cada pessoa, então a solução fica por conta dos números, que apesar de frios, são mais fáceis de ser analisados em termos de comparação. Será que o Thiago Martins merece sair do time? Antônio Carlos é muito melhor do que ele? Vamos descobrir a seguir:

Crédito: Footstats
Se olharmos com calma as estatísticas de cada um dos atletas no campeonato, fica bem claro que os números são bem parecidos.  Enquanto Antônio Carlos tem mais desarmes, Thiago tem um melhor número de bloqueios certos e nenhum desarme errado.

O que desequilibra a comparação de maneira mais destacada é a participação do "Tonhão" nas jogadas ofensivas do time, com dois gols marcados neste Campeonato Paulista contra nenhum do seu companheiro. Já no comparativo entre os jogadores, a semelhança entre os dados dos dois fica ainda mais clara. Veja abaixo os números de ambos os jogadores no Paulista:

Crédito: Footstats
Depois de todos esses dados, fica bem claro que a defesa do Palmeiras é muito equilibrada e um zagueiro complementa o outro de forma que nos levou a ter uma das defesas mais consistentes da competição. E esse ponto de vista é compartilhado por perfis de análise no Twitter. Veja o que eles falaram após o primeiro jogo da final:

Todos esses dados deixam bem claro que o Palmeiras hoje tem uma boa defesa. Se algum jogador de qualquer setor da equipe deve ser substituído, isso muitas vezes passa pela preferência de cada um, assim como pela preferência de Roger Machado, que até o momento tem dado motivos de sobra para que a torcida confie nas suas escolhas. Para finalizar, fique com um levantamento do site Footstats sobre o desempenho dos zagueiros na temporada 2018.

Postar um comentário

0 Comentários